Para garantir a construção de uma educação transformadora que fomente a formação de jovens críticos, investigativos, comprometidos e, acima de tudo, que possam ser agentes de transformação social em um ambiente globalizado e multicultural, faz-se necessário promover situações nas quais possam exercitar a reflexão, a análise e a interpretação crítica do mundo. Nesse sentido, é preciso "extrapolar" os muros da escola, levando a sala de aula para diversos espaços alternativos e a novos contextos culturais.
O Colégio Mão Amiga privilegia o conhecimento acadêmico de excelência. Desta forma, iniciou o trabalho com o projeto Estudo do Meio, uma experiência que valoriza fortemente a aprendizagem significativa.
Mas o que entende-se por Estudo do Meio?
Trata-se de uma metodologia ativa, resultando em uma prática que estimula a autonomia e o protagonismo dos alunos como produtores de conhecimento e não meros receptores ou reprodutores de um saber externo a eles. É um momento também para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais como responsabilidade, respeito, cooperação, solidariedade, tolerância, proatividade, pensamento crítico, trabalho em equipe, abertura ao novo e criatividade. Além disso, permite ao professor estabelecer uma relação mais direta entre o conteúdo escolar e a realidade, em um diálogo entre teoria e prática, de forma interdisciplinar.
Mas, afinal, porque o Estudo do Meio é diferente das visitas ou passeios escolares?
O Estudo do Meio, ao contrário de uma visita ou passeio, pressupõe a integração de saberes que acontece durante todo o desenvolvimento da proposta. A aprendizagem é construída no decorrer do processo, no qual alunos e professores são responsáveis pelo planejamento e preparação das atividades que serão realizadas anteriores e posteriores à prática do projeto.
Como aconteceu a escolha dos locais para Estudo do Meio no Colégio Mão Amiga?
Os professores, desde a Educação Infantil, até o Ensino Médio, elaboraram um projeto interdisciplinar, considerando que o Estudo do Meio é uma metodologia que contempla o ensino de diferentes disciplinas. Nesta perspectiva, foi preciso identificar fatores importantes que poderiam contribuir para o desenvolvimento da proposta, em que foram levantados os principais aspectos sobre o espaço em questão, como historicidade, problemáticas, potencialidades e a relação com a aprendizagem do aluno.
O Estudo do Meio realizado no Colégio Mão Amiga contemplou os seguintes locais: Cidade de Santos, proposta desenvolvida pelo Ensino Médio que teve como finalidade o estudo dos principais pontos turísticos; Museu Catavento, com os alunos do Fundamental I e II, onde o 5º ano teve o local como fonte de estudo para o desenvolvimento do projeto da Feira de Ciências - com o tema voltado para fonte de energia e eletromagnetismo - e os alunos do 9º ano usaram da complexidade e amplitude do local para o enfoque interdisciplinar. Assim como o Zoológico, com as turmas dos 1º anos, com intuito de um aprofundamento do conteúdo curricular.
Uma das maiores vantagens proporcionadas pelo Estudo do Meio é transformar os alunos em protagonistas do próprio aprendizado, propiciando ao estudante um olhar mais crítico e investigativo sobre a realidade.
Fabiana Patricia Pereira
Coordenadora Acadêmica do Ensino Fundamental I.
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